SOBRE CDESMT

CDESMT

Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga

Fundado a 13 junho de 2006. Sediado em Monte Abraão com sede na Escola Secundária Miguel Torga, União de Freguesias de Massamá Monte Abraão, Concelho de Sintra

O Clube tem por objetivo a promoção da prática do desporto no meio escolar, o desenvolvimento e prática da educação física, todos os tipos de ginástica e dança, incluindo as práticas de fitness e condição física, enquanto atividades físicas e desportivas pedagogicamente enquadradas, proporcionando aos seus associados meios de convívio social quer na vertente de recreação, quer na de rendimento, como ainda junto e em colaboração com a comunidade local.

Clube em números

0
Atletas 2022/2023
0
Anos de história
0
Classes

História

O CDESMT nasceu do forte desejo de alguns pais e atletas (ginastas) promoverem o desporto na comunidade que abrangesse vários escalões etários. Este clube encontrou na Escola Secundária Miguel Torga o lugar privilegiado para concretizar este objetivo. Esta serve uma população que se enquadra dentro das finalidades do projeto, e partilha da opinião de que a participação da família é fundamental para o sucesso dos nossos jovens.
O CDESMT procura cativar os jovens e as famílias da comunidade para a prática desportiva, colaborando no desenvolvimento psicomotor, na criação hábitos desportivos, sociais e humanos, que lhes proporcionem hábitos de vida saudável.
Em 13 de Junho de 2006 fundou-se o CDESMT. Para tal contou com o empenho e perseverança da Prof. Sílvia Lemos (Presidente 2006-2021) e de um conjunto de pessoas que acreditou no projeto desde o primeiro instante.
A sua atividade desportiva teve início em 04/09/2006, com apenas duas classes de ginástica, acrobática e aeróbica, num total de 40 ginastas. Em 2019/2020 integrava cerca de 300 atletas, não só de ginástica, mas também de dança.
O clube tem neste momento classes desde a iniciação gímnica, formação, manutenção e especialização/avançada (ginástica de grupo, acrobática, especial jovem, feminina e saltos) sendo nestas últimas que se encontram as classes de exibição, nacional e internacional.
O CDESMT é filiado na Federação de Ginástica de Portugal (FGP) na disciplina de Ginástica para Todos (GPT) e Ginástica de Trampolins.
Com muito empenho e determinação o clube cresceu e alargou os seus horizontes!

Projeto Pedagógico

É de salientar o facto de este projeto funcionar dentro de um Agrupamento Escolar, mais precisamente em 3 escolas, Escola Secundária Miguel Torga, EB D. Pedro IV e EB nº1 de Massamá. Aqui são utilizados os recursos físicos e materiais dos pavilhões desportivos das mesmas, na sua maioria em horário pós-letivo, entre as 18h30 e as 23h00, de segunda a sexta, e entre as 9h e as 13h ao sábado. O CDESMT recebe não só alunos (dentro e fora do agrupamento), mas também outras pessoas da comunidade, para uma prática regular de atividades gímnicas ou dança, desde os 18 meses aos 80 anos de idade.

Curiosidades

O CDESMT atribui a todas as classes o nome de um animal em alusão a “Os bichos”, título de um dos livros de Miguel Torga, patrono da Escola e importante escritor do séc. XX.  

 

Agenda

Para além de eventos nacionais e internacionais as classes de exibição do clube, vão tendo ao longo de cada ano desportivo diversos convites para saraus, galas, mostras, encontros e outros eventos organizados por clubes, associações, juntas de freguesias, etc…o que faz com que cada classe de exibição tenha várias apresentações durante o ano. Todos os anos o CDESMT é convidado para mais de 30 eventos, tendo portanto um calendário cheio!

Participações em Eventos (de + dimensão)

NACIONAIS (responsabilidade FGP)

  • GYM FOR LIFE NACIONAL
  • PORTUGALGYM (apresentações de exterior e Gala)

INTERNACIONAIS ( responsabilidade Federação Internacional de Ginástica, União Europeia de Ginástica e Federações de outros países europeus)

  • 5 GYMNAESTRADAS MUNDIAIS (ÁUSTRIA 2007, SUIÇA 2011, FINLÂNDIA 2015, ÁUSTRIA 2019, HOLANDA 2023)
  • 5 EUROGYM (FRANÇA 2008, PORTUGAL 2012, SUÉCIA 2014, RÉPUBLICA CHECA 2016, BÉLGICA 2018)
  • FESTIVAL DE GINÁSTICA DE BURSTADT 2013 (ALEMANHA)
  • FESTIVAL DEL SOL 2016 (RICCIONE, ITÁLIA)